Essa é uma pergunta de resposta difícil, porque o cálculo muda quando consideramos falantes nativos ou quem aprende um idioma como segunda língua. Em ambos os casos, contudo, o inglês lidera, com quase 1,27 bilhão de falantes, sendo 379 milhões nativos e 753 milhões não nativos. Com a competitividade e a necessidade de globalizar conteúdos, é importante sempre buscar os melhores tradutores de inglês!
O chinês mandarim vem em seguida, com 1,117 bilhão de falantes, número menor do que a população da China (estimada em 1,4 bilhão), porque o país adota vários outros idiomas e dialetos. O mandarim tem cerca de 918 milhões de nativos e 199 milhões de não nativos e é a variante mais usada do chinês. Diante do crescimento da influência da China, em breve mais e mais pessoas precisarão trabalhar com o país, o que só aumenta a importância do tradutor de idiomas. Outra grande demanda é pelo aprendizado do idioma falado no país asiático.
O português aparece entre os 10 mais falados, com cerca de 252 milhões de usuários - a maioria deles aqui no Brasil, que tem cerca de 220 milhões de habitantes. São 221 milhões de falantes nativos e 13 milhões de não nativos. É interessante também lembrar que o português está espalhado pela Europa, América, África e Ásia e é o idioma mais falada no hemisfério sul.
Confira a lista completa dos 10 mais:
Juntos, esses 10 idiomas respondem por mais de 5 bilhões de falantes nativos, ou cerca de 62% da população mundial. Já parou pra pensar como sobra pouquíssimo espaço para os milhares de outros idiomas existentes?
Comments