top of page
  • Foto do escritorTraddutz

Você tem ideia de quantos idiomas existem no mundo?


A palavra 'olá' em mandarim, inglês, russo, francês, espanhol e português, alguns dos idiomas mais falados no mundo

Você já se deparou pensando quantos idiomas existem por aí? Essa resposta não é nada simples, porque idiomas são descobertos ou desaparecem mais rapidamente do que imaginamos ou gostaríamos. Mas há organismos internacionais que fazem levantamentos para tentar precisar os números de idiomas.


Estima-se que atualmente existam entre 6,5 mil e 7,2 mil idiomas no mundo, cada um deles com o papel de tornar o planeta mais diverso, culturalmente rico e encantador. O site Ethnologue, que cataloga com detalhes as línguas faladas ao redor do mundo, lista exatos 7.139 idiomas em uso.





Apesar deste número aparentemente assombroso, mais da metade da população mundial é representada por apenas 23 línguas, o que reforça a importância do aprendizado de idiomas e de contratar um serviço profissional de tradução, como os que a Traddutz oferece.


Se você considerar apenas os 10 idiomas mais falados no mundo, são cerca de 5,1 bilhões de usuários. Os idiomas são, na ordem: inglês (1,268 bilhão, entre nativos e não nativos), mandarim (1,12 bi), hindi (637 milhões), espanhol (538 mi), francês (277 mi), árabe (274 mi), bengali (265 mi) russo (258 mi), português (252 mi) e indonésio (199 mi).


Poucos falantes

Na outra ponta dos idiomas mais utilizados no mundo, algumas línguas são usadas apenas por pequenos grupos de pessoas, como é o caso do busuu, dialeto camaronês falado por apenas 8 pessoas. Há inclusive idiomas falados por apenas uma pessoa, considerados, por isso, "em perigo crítico".


E nem é preciso olhar para muito longe: no Brasil, segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), 190 idiomas são classificados com algum grau de ameaça. O Endangered Languages Project, que lista 183 idiomas ameaçados ou extintos no Brasil, estima que cerca de 40% dos idiomas existentes no mundo correm algum grau de risco de desaparecer.


Você já tinha ideia desses números? Qual é o idioma mais diferente ou raro de que você se lembra? Deixe nos comentários e acompanhe também as nossas redes sociais!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page