top of page
  • Foto do escritorTraddutz

Wikipédia? Facebook? O site com mais idiomas vai surpreender você


Mesmo com tantas versões, a Wikipedia não é o site traduzido para mais idiomas no mundo!

A internet é certamente o ambiente em que mais idiomas circulam e se cruzam. É onde a globalização se torna evidente, com pessoas em qualquer lugar do mundo podendo acessar potencialmente qualquer outra pessoa. Toda essa circulação aquece o mercado de traduções e aumenta a importância de contratar uma agência de tradução ou um tradutor profissional.


E enquanto há inúmeras línguas sendo usadas online, há também sites de grandes marcas ou corporações traduzidos integral ou parcialmente para diferentes idiomas. Consegue lembrar de algum de cabeça? Certamente você já usou vários!


Qual será o site traduzido para a maior quantidade de idiomas? Você talvez pense que poderia ser o de uma big tech como a Apple ou o Facebook, por exemplo. Errado! Embora venda em praticamente todo o mundo, a Apple tem versões diferentes de seu site em 130 idiomas e dialetos regionais. A App Store, loja de aplicativos da marca, está disponível em 175 regiões e 40 idiomas, segundo o site da empresa.


O Facebook, gigante das redes sociais, está disponível em 200 diferentes idiomas, muitos deles vertidos com ajuda de inteligência artificial. E a maior enciclopédia digital e multilíngue do mundo, a Wikipédia? Com milhões de páginas, também não é o site com mais versões em diferentes idiomas, apesar do conteúdo em 329 línguas.


Religião, então?

Se você está pensando na "lógica da Bíblia", que é o livro mais traduzido de todos os tempos, está seguindo uma boa pista. Será que o site mais traduzido é o do Vaticano, sede online da maior religião monoteísta do mundo, com cerca de 2,4 bilhões de fiéis? Também não: o site da Santa Sé é oferecido em apenas 9 idiomas, incluindo português, latim, árabe e chinês. Nem de longe é o mais traduzido!


O campeão é o site das Testemunhas de Jeová, religião bem mais recente: é traduzido para nada menos que 1.073 idiomas (e contando!), incluindo 5 versões de português: o brasileiro, o europeu, o moçambicano, a língua gestual portuguesa (LGP) e a libras (língua brasileira de sinais). Aliás, só em línguas gestuais o site das Testemunhas de Jeová tem 105!


De que outros sites você se lembrou?


Foto: Engenharia Livre

321 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Guest
Apr 22

Isso faz parte de profecias. A palavra de Deus tem que permanecer.

Like

Guest
Mar 01

Admirável, a palavra de Deus alcançando o mundo inteiro - Mateus 24:14

Like
bottom of page