top of page
  • Foto do escritorTraddutz

Essa é para os fãs: de onde vem o nome do Lollapalooza?


Fãs na edição brasileira do Lollapalooza em 2022 (Foto: Instagram/@lollapaloozabr)

O Lollapalooza Brasil 2023 começa amanhã (24) e vai até domingo (26). Um dos maiores festivais de música e cultura pop do mundo, o Lolla, como é carinhosamente apelidado pelos fãs, surgiu nos Estados Unidos em 1991 e estreou no Brasil em abril de 2012. Esta será a 10ª edição do evento no país (em 2020 e 2021 ele não aconteceu devido à pandemia).


Capa do CD Lollapalooza 1991, mostrando os músicos da banda Jane's Addiction Perry Farrell, Dave Navarro, Stephen Perkins, Eric Avery, sob os dizeres "Jane's Addiction", "Lollapalooza 1991", "Washington DC Broadcast, 16th August '91)
Capa do CD Lollapalooza 1991

A cada edição, o Lolla apresenta gêneros como rock alternativo, heavy metal, punk rock e grunge, com uma grande variedade de bandas, ajudando a dar notoriedade a muitas delas. Além disso, oferece shows de comédia e danças e tem estandes de artesanato. Com seu tamanho, o festival se transformou num palco para manifestações de organizações sem fins lucrativos e de grupos políticos, como aconteceu no ano passado.


Algumas das perguntas que mais intrigam internautas e os participantes do festival são: de onde vem o nome Lollapalooza? É o nome de uma pessoa? Quem é ou foi essa pessoa? Se não é o nome de alguém, então o que é?


O curioso é que há explicações tanto na etimologia, registradas em dicionários, como em declarações do fundador do evento, o músico estadunidense Perry Farell, cantor da banda de rock alternativo Jane's Addiction.


O Lolla, aliás, inicialmente foi planejado para ser uma turnê de despedida da banda -- eles estavam enfrentando um momento ruim, com brigas entre os integrantes, mas resolveram mesmo assim fazer uma última rodada de shows. Só mais tarde, e de forma quase acidental, se tornaria o festival como conhecemos, definidor de toda uma geração.


Espécie de cartaz relaciona o nome de várias bandas que compuseram a line-up do primeiro Lollapalloza no Brasil, em 2012
Line-up do 1º Lolla no Brasil, em 2012

O evento aconteceu de 1991 a 1997 e foi retomado em 2003, quando começou a ganhar as dimensões que tem hoje (com edições em países como Alemanha, França, Suécia, Argentina e Chile, além dos EUA e do Brasil). A primeira edição internacional ocorreu em Santiago, capital chilena, em 2011. Na Europa, chegaria em 2015, em Berlim.


Evento inovador, nome arcaico

Bom, para começar, já tiramos uma dúvida que é de muita gente: Lolla não é uma pessoa e Palooza não é um sobrenome (a menos que algum fã tenha tido a ideia de dar esses nomes a uma criança, mas não temos registros disso!) Na verdade, a origem do nome do festival está registrada nos dicionários e foi resgatada por Farell a partir de um episódio um tanto inusitado.


Se você está pensando que o nome tem a ver com algum termo recente, que tem a cara do festival, errou! O Merriam-Webster, um dos mais importantes e conceituados dicionários do inglês, registra a palavra com a seguinte explicação (a tradução é nossa):


(...) A palavra 'lollapalooza' existe desde pelo menos a década de 1890, embora etimologistas não tenham certeza (a respeito) de onde ela vem.

O mesmo Webster diz que "lollapaloza" significa "algo (ou alguém) extraordinariamente impressionante". O site Dictionary.com assim define o termo: "uma coisa, pessoa ou evento extraordinário ou incomum". O kit de imprensa divulgado em 1991 pelos organizadores da primeira edição do Lolla, em Chicago, incluía o que o LA Times chamou de "definições literais e imaginárias da palavra 'lollapalloza'":


- Algo muito marcante ou excepcional.
- Enorme e ótimo.
- Um grande pirulito vermelho.

Um pirulito, três patetas e line-ups poderosas

Pirulito? Pois é, o pirulito ("lollipop" em inglês) -- e não qualquer um, mas um gigante e vermelho pirulito -- foi usado como logotipo da primeira edição do festival, em 1991. Uma simples busca na internet por "Lollapalozza + pirulito" vai mostrar inúmeras imagens do público tirando fotos ao lado de imensos e vermelhos pirulitos!


"Não há um sinônimo exato para lollapalooza -- e talvez nem devesse existir! Mas se você precisa de algo mais curto ou mais fácil de soletrar, tente 'marvel' [maravilhoso], 'wonderment [admirável], 'spectacle' [espetaculoso], 'paragon [exemplar]", ensina o Dictionary.com. Mas o Thesaurus apresenta alguns sinônimos -- em bom português, o termo pode ser traduzido como "fora do comum", "fantástico", "maravilhoso", "da hora", "bom demais", "extraordinário".


A palavra é registrada como gíria do inglês estadunidense, com grafias alternativas, como lallapaloosa, lalapalooza, lolapaloosa, lallapalooza.

Mas então de onde surgiu a ideia de Farell? Quem contou foi um agente do Jane's Addiction à época, Marc Geiger: "Recebi uma ligação em casa à 1h da manhã do Perry (Farell). Ele disse: 'Hey, Marc, já consegui o nome! Lollapaloozza!' E eu perguntei: 'De onde diabos você tirou isso?' E ele respondeu: 'Acabei de (ouvir) num episódio de Os Três Patetas!


(Para quem não se lembra, Moe, Larry e Curly eram 3 destrambelhados que estrelavam uma comédia pastelão estadunidense.)


Na mesma entrevista de Geiger ao site Spin, Farrell contou que "estava folheando o dicionário e a definição de lollapalooza era algo ou alguém ótimo, maravilhoso. E a segunda definição era: um enorme pirulito rodopiante". Nós pesquisamos, mas não encontramos essa segunda acepção da palavra em registros formais, mas descobrimos uma curiosidade: o alemão tem dois termos que, segundo o dicionário Collins, se aproximam dos significados de lollapalooza: Riesending (algo enorme) e Wahnsinnsding (algo maravilhoso).


Na Traddutz, adoramos buscar as origens dos nomes das coisas. Se você tem alguma palavra da qual gostaria de saber o significado, deixe um comentário e vamos atrás! Além da etimologia, vamos contar histórias saborosas relacionadas!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page