top of page
  • Foto do escritorTraddutz

Afinal, de onde vêm as palavras 'samba' e 'Carnaval'?

Atualizado: 26 de mar. de 2023


A mais brasileira das festas, o Carnaval, veio depois de uma espera ansiada por muitos. Enquanto alguns preferem pular Carnaval e outros preferem pular o Carnaval, a Traddutz foi atrás de entender de onde vem o nome desse feriado tão amado dos brasileiros e tão invejado lá fora! De quebra, vamos te contar de onde vem o nome do ritmo mais brasileiro de todos, o samba!


A origem de "Carnaval" tem a ver com o período que vem logo após a festa, a Quaresma. Ao longo doa 40 dias que antecedem a Páscoa, os cristãos não comiam carne. Daí, o termo italiano carne levare, cujo significado é "afastar-se da carne". A explicação é de Roosevelt Nogueira de Holanda, no excelente Palavras: Origens e Curiosidades.


O Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha, relaciona a origem do nome da festa também ao termo francês homógrafo, igualmente originado no italiano carnevale.


E a quaresma? A expressão tem origem no latim quadragesima dies (quadragésimo dia). A informação consta na Enciclopédia Barsa Universal (e também na Wikipédia).


Carnaval é brasileiro?

Apesar de ter se popularizado no Brasil, o Carnaval, como tal, existe há muito mais tempo do que os blocos de rua e os sambódromos. Também de acordo com Nogueira de Holanda, "como festa popular, a origem do Carnaval remonta pelo menos às celebrações orgásticas do Império romano", em honra a Baco (bacanais) e a Saturno (saturnálias).


A origem geográfica do termo, entretanto, ainda de acordo com o autor, "se situa na Idade Média, na Itália, principalmente em Roma, Veneza, Florença, Turim e Nápoles".


Do you samba the way I do?


Capa do livro 'Samba de Umbigada', de Edison Carneiro

Da Cunha explica que o termo "samba" tem "provável origem africana". Embora a origem da palavra seja controversa, uma das explicações mais aceitas é a de que "samba" teria vindo do termo africano "semba" que significa "umbigada". "Umbigada", por sua vez, era uma dança executada pelos negros escravizados durante seus momentos de folga. Quem explica é a professora licenciada em Letras Daniela Diana, no site Toda Matéria.


De acordo com outra fonte, a "umbigada" tinha duplo significado: enquanto algumas, como o "jongo", tinham caráter religioso, o momento da roda de samba (significado de "semba") era profano.


"Costumava-se realizá-la após as manifestações de cunho religioso", como destaca o site da Biblioteca Nacional. "Em suas origens, portanto, a palavra 'samba' era utilizada como sinônimo de festa e não como um gênero musical. As rodas eram conduzidas por diferentes batuques – denominação comum a qualquer manifestação que reunisse canto, dança e uso de instrumentos dos negros. Das improvisações de versos nos sambas e mais tarde com a produção textual das composições surge o novo ritmo musical".


O site ainda traz uma curiosidade inusitada: "Há grande influência europeia na formação do samba, principalmente na parte harmônica, porém, sua célula rítmica é, sem dúvida, de origem africana". O ritmo originado na África e popularizado no Brasil, quem diria, teria surgido da "fusão da valsa, polca, maxixe, jongo e lundu". Imagina o trabalho de um tradutor de idiomas para acomodar todas essas línguas.


Está chegando no blog da Traddutz pela primeira vez? Confira neste post porque resolvemos escrever estes conteúdos.


Foto: Ryan Wallace/Unsplash

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page