top of page
  • Foto do escritorTraddutz

Por que existem 3 datas para celebrar a Língua Portuguesa?

Nesta semana, como já contamos aqui no blog, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, instituído em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Mas a data não é a única que celebra o nosso idioma. A bem da verdade, nosso idioma tem 3 datas comemorativas, não bastasse uma! Além do 5 de maio da CPLP, o Dia da Língua Portuguesa é celebrado também em 10 de junho, principalmente em Portugal.


Camões

A data faz uma homenagem ao poeta português Luís Vaz de Camões (embora não se saiba com certeza o ano, sabe-se que o autor da epopeia Os Lusíadas morreu em um 10 de junho -- em 1579 ou 1580).


Mesmo séculos após sua morte, Camões é um dos maiores nomes da cultura e literatura lusófonas, considerado, ao lado de Fernando Pessoa, poeta nacional de Portugal, onde nasceu e morreu.


Português brasileiro

Aqui no Brasil, o Dia Nacional da Língua Portuguesa é marcado em 5 de novembro. A data é celebrada oficialmente desde 2006, a partir de um projeto do então senador amapaense Papaléo Paes, falecido em 2020. A data foi então instituída por meio da lei 11.310.


Ruy Barbosa em 1907

Na época da sanção do projeto, Paes disse que o idioma foi um dos elementos responsáveis por permitir formar a nação brasileira. "Historicamente, foi elemento decisivo para garantir a unidade de nosso país desde seu processo de formação até os dias atuais", afirmou. "Por meio da língua portuguesa fluem nossos modos de ver e viver o mundo -- jeitos de ser, de sentir e de criar".


E de onde vem a data? O dia 5 de novembro é a data de nascimento do escritor e diplomata brasileiro Ruy Barbosa, em 1849, em Salvador (BA). Ele é considerado um dos grandes defensores da língua portuguesa no Brasil.


Então anote na agenda as datas, para não esquecer e celebrar nosso idioma: 5/5,

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page